Cidades do RS suspendem vacinação de grávidas com AstraZeneca após recomendação da Anvisa


Agência de Vigilância Sanitária recomendou na noite de segunda-feira (10) a suspensão imediata da aplicação deste imunizante contra Covid-19 em gestantes. Dose da vacina AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz
Sesau/RR
Algumas cidades do Rio Grande do Sul anunciaram a suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes a partir desta terça-feira (11). [Veja a lista de municípios abaixo].
A decisão foi tomada depois que, na noite de segunda (10), a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata da vacinação em gestantes com as doses dessa vacina específica. Agora, só podem ser aplicadas a CoronaVac e a da Pfizer neste público.
O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.”
A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul informou, na manhã desta terça, que ainda está avaliando a questão e informará a decisão mais tarde. Mesmo assim, cidades gaúchas anunciaram a suspensão.
Veja quais cidades suspenderam a aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas
Porto Alegre
A Secretaria Municipal Saúde da Capital informou que decidiu suspender a imunização de gestantes com esta vacina até que se tenham informações mais claras. A orientação é que as gestantes se direcionem às 4 unidades de saúde onde são disponibilizadas as vacinas da Pfizer: IAPI, Santa Marta, Modelo e Santa Cecília, das 8h às 17h.
Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria informou que a vacinação contra a Covid-19 para grávidas está suspensa nesta terça-feira (11). A ação estava prevista para ocorrer na sede da Fisma.
A prefeitura aguarda posicionamento oficial por parte do estado para verificar se todas as demais ações destinadas para esse público serão suspensas em definitivo.
Rio Grande
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande informou que a vacinação contra a Covid-19 para grávidas também está suspensa nesta terça. A cidade estava vacinando grávidas com e sem comorbidades.
Após a recomendação da Anvisa, o município decidiu como medida de segurança, suspender a vacinação de gestantes até ter orientação específica da SES.
VÍDEOS: Bom Dia Rio Grande

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem