Cidades do RS suspendem aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid; veja lista


Conselho das Secretarias Municipais de Saúde estima que 350 cidades estão com dificuldades para prosseguir a vacinação. Secretaria Estadual da Saúde aguarda entrega de novas doses da CoronaVac para 3 de maio. Prefeituras de vários estados interrompem aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19
A falta de vacinas CoronaVac fez com que alguns municípios do Rio Grande do Sul suspendessem a aplicação da segunda dose na população. Segundo o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems), até esta quarta-feira (28), 350 prefeituras já anunciaram dificuldades para prosseguir a imunização. Veja a situação das principais cidades abaixo.
O presidente do Cosems, Maicon Lemos, acredita que o problema deve se confirmar em quase todos os 497 municípios do RS nos próximos dias.
“Nós aguardamos que se restabeleça a produção nacional, através do Instituto Butantan, e que nós recebamos, o mais breve possível, para aplicar na nossa população”, disse.
O problema atrasa a imunização daqueles que tomaram a primeira dose da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Como o Ministério da Saúde recomendou que todos os lotes entregues fossem destinados à primeira aplicação, algumas cidades ficaram sem estoque para o reforço.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) calcula que 263 mil pessoas estão com a segunda dose pendente. Na terça (27), a titular da pasta, Arita Bergmann, disse que o estado espera receber novos lotes da CoronaVac a partir de 3 de maio. Ao G1, o Ministério da Saúde não confirmou a data.
A imunização contra a Covid com doses da vacina de Oxford/AstraZeneca segue normalmente no estado.
Postos suspendem aplicação da segunda dose da CoronaVac em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Situação nas principais cidades do RS
Em Porto Alegre, a partir desta quarta-feira (28), somente a primeira dose será disponibilizada para a população acima dos 60 anos, não sendo possível aplicar a segunda dose por falta do imunizante. Segundo a prefeitura, farmácias parceiras voltam a vacinar profissionais da saúde após a chegada de novas doses em maio.
A Vigilância em Saúde do município estima que aproximadamente 30 mil pessoas aguardam o complemento da vacina.
Na Região Metropolitana, em Canoas, a vacinação em segunda dose foi suspensa. Segundo o município, são necessárias 12 mil doses para completar o reforço vacinal.
A Prefeitura de Novo Hamburgo estima que são necessárias 7,1 mil novas doses para completar a imunização da população que já tomou a primeira dose da CoronaVac. A cidade está vacinando apenas em primeira dose, com o imunizante Oxford/AstraZeneca, após agendamento.
Gravataí suspendeu a aplicação da segunda dose. Desde a chegada do último lote de vacinas, na última sexta-feira (23), Gravataí segue aplicando a primeira dose nas pessoas com 60 anos ou mais.
Ainda na Região Metropolitana, Montenegro e Sapiranga também anunciaram a suspensão da aplicação do reforço da CoronaVac.
A prefeitura de Santa Maria, na Região Central, suspendeu a vacinação em segunda dose. De acordo com o município, 8 mil pessoas que receberam a primeira dose entre 1º e 3 de abril estão com o reforço pendente.
Na cidade de Santo Ângelo, no Noroeste, o drive-thru de vacinação foi cancelado por falta de doses. São necessárias 2.747 doses para completar a imunização de idosos com idade entre 64 e 69 anos no município.
Na mesma região, Santa Rosa interrompeu a imunização, sem previsão de retorno. A prefeitura calcula que 1.670 pessoas que tomaram a primeira dose entre 25 e 39 de março estão em atraso.
No Sul do estado, Rio Grande encerrou a vacinação nesta quarta. A cidade só tinha 100 doses disponíveis no início da manhã.
Em Pelotas, a vacinação da segunda dose foi mantida apenas para idosos com 71 anos ou mais.
Em Bagé, na Campanha, as doses acabaram no sábado (24). A prefeitura estima que 1,5 mil pessoas estão na fila para a segunda aplicação.
Em Santana do Livramento, na Fronteira, a prefeitura suspendeu aplicação da segunda dose da CoronaVac. A cidade precisa de mil doses para concluir reforço e só tinha 380 no início da semana.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Polícia faz operação contra fraudes no seguro DPVAT no RS; desvios podem chegar a R$ 8 milhões

Segundo as investigações, grupo criminoso agia com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes, além de fraudar...

Enfermeiros e técnicos são os profissionais de saúde mais atingidos pela Covid no RS, aponta boletim

Quase metade dos 32 mil profissionais da saúde infectados são da área da enfermagem. Dia Internacional da Enfermagem,...

Cresce procura por atendimento psicológico no RS; veja locais que oferecem apoio gratuito ou com 'valor social'

Orientação da Secretaria Estadual da Saúde é buscar o atendimento na rede de atenção primária. Estado tem 212 unidades do Centros de...

Governo distribui 310 câmaras frias para vacinas a cidades do RS com menos de 100 mil habitantes

No total, 194 municípios serão contemplados. Primeiras 52 receberam nesta terça (11). Objetivo é aprimorar a Rede de...

Veja tambem