Chuva de meteoros pode ser vista no céu do RS esta semana


Atividade máxima deve acontecer entre quarta-feira (5) e quinta (6). A previsão é de que possam ser vistos até 50 meteoros por hora no hemisfério Sul. Chuva de meteoros Eta Aquáridas no céu do RS
Uma chuva de meteoros Eta Aquáridas pode ser vista no céu do Rio Grande do Sul durante esta semana, segundo o Observatório Heller&Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, um dos responsáveis pelo observatório, a chuva atingirá a atividade máxima entre quarta-feira (5) e quinta (6).
“Aqui no hemisfério Sul, a taxa de meteoros visíveis é maior que no hemisfério Norte, com previsão para até 50 por hora”, diz.
Segundo Jung, a chuva está associada aos detritos do cometa Halley, um cometa periódico, visível na Terra a cada 75 anos e conhecido pela alta velocidade de seus meteoros.
“A velocidade chega a 66 km/s. Estes meteoros normalmente deixam um rastro brilhante no céu por vários segundos e é o único cometa que é regularmente visível a olho nu da Terra”, conta.
Ainda de acordo com o professor, o melhor horário para observação é após às 2h, na direção leste. “Mas podem ser vistos durante a noite antes desta hora. A quantidade que pode ser vista é grande”, destaca.
Somatório dos registros de meteoros em duas câmeras de 2 dias
Observatório Espacial Heller & Jung
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Polícia faz operação contra fraudes no seguro DPVAT no RS; desvios podem chegar a R$ 8 milhões

Segundo as investigações, grupo criminoso agia com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes, além de fraudar...

Enfermeiros e técnicos são os profissionais de saúde mais atingidos pela Covid no RS, aponta boletim

Quase metade dos 32 mil profissionais da saúde infectados são da área da enfermagem. Dia Internacional da Enfermagem,...

Cresce procura por atendimento psicológico no RS; veja locais que oferecem apoio gratuito ou com 'valor social'

Orientação da Secretaria Estadual da Saúde é buscar o atendimento na rede de atenção primária. Estado tem 212 unidades do Centros de...

Governo distribui 310 câmaras frias para vacinas a cidades do RS com menos de 100 mil habitantes

No total, 194 municípios serão contemplados. Primeiras 52 receberam nesta terça (11). Objetivo é aprimorar a Rede de...

Veja tambem