Após piora nos indicadores da Covid, quatro regiões recebem alerta do governo do RS


Sistema de monitoramento estadual da pandemia, 3As, emitiu alertas para Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria. Taquara recebeu primeiro aviso. Porto Alegre é uma das cidades que recebeu aviso do Comitê de Crise.
Alex Rocha/PMPA
O Gabinete de Crise do governo do Rio Grande do Sul emitiu, nesta quarta-feira (26), alertas para quatro regiões do estado, dentro do Sistema 3 As de Monitoramento da pandemia. As regiões de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria têm prazo de 48h para apresentar planos de ação ao Palácio Piratini. O nível de Alerta é a segunda fase de três, que tem ainda Aviso (fase 1) e Ação (fase 3).
Bagé e Santa Cruz do Sul receberam avisos pela segunda vez, informou o governo. Além disso, a região de Taquara recebeu o primeiro aviso, em razão do aumento de casos e da redução do ritmo de vacinação. Essas localidades se juntam a Capão da Canoa, Guaíba, Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Já Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana seguem sob alerta. Todas essas localidades já apresentaram planos de ação ao Palácio Piratini.
RS tem 15 regiões com aumento na ocupação de leitos de UTI
Motivos
Segundo o governo, na região de Pelotas a incidência de casos de coronavírus a cada 100 mil habitantes aumentou 17,8% na última semana. A taxa de mortalidade a cada 100 mil também cresceu, uma alta de 14,5% na última semana.
A ocupação de leitos clínicos e de UTI, além da taxa de 9,9% da população vacinada com a segunda dose, a quarta menor do RS, justificam o alerta, diz o Gabinete de Crise.
A região de Caxias do Sul apresentou incidência de casos 18,7% superior à semana anterior. A ocupação de leitos clínicos subiu 7,8%, já a de UTIs aumentou 7% na semana.
Na região Central, Santa Maria e municípios do entorno tiveram crescimento de 26,1% nos casos em uma semana e de 6,3% nos óbitos por coronavírus.
A localidade tem a menor proporção de vacinados com a segunda dose no estado, inferior a 9%. A região também viu aumentar o número de internados.
No Norte, Erechim tem alta de 175% na quantidade de óbitos a cada 100 mil habitantes em relação à última semana. 24,2% frente à anterior. A região também apresentou taxa de incidência 24,2% superior. Houve piora na ocupação de leitos.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem