Porto Alegre tem mais de 218 mil empreendedores

Um trabalho inédito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) mostrou que Porto Alegre tem atualmente um total de 218.800 empreendedores. Conforme o estudo, com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Junta Comercial, 179.400 pessoas trabalham por conta própria, sendo formais e informais.

Segundo dados da Junta Comercial, o bairro que concentra mais micro-empreendedores formais é o Sarandi, com 4,9%, seguido do Centro Histórico e Rubem Berta. O vice-prefeito Ricardo Gomes afirma que as informações são essenciais para tomadas de decisão. “Os números mostram que Porto Alegre é uma cidade empreendedora e que o pequeno empreendedor representa uma parte muito importante dos ingressos das famílias de baixa renda”, diz.

Ao todo, estima-se que mais de 742 mil pessoas, cerca de 57% da população com 14 ou mais anos de idade, estão na força de trabalho, ou seja, ocupados ou procurando ocupação. De acordo com o diretor de Microcrédito e Empreendedorismo da SMDET, Felipe Garcia, o número de empreendedores representa cerca de 25% dos trabalhadores. “A pesquisa é uma fotografia dos aspectos econômicos da Capital. É uma maneira de medir o empreendedorismo em Porto Alegre e criar projetos que ajudem e incentivem estes trabalhadores”, avalia.

A pesquisa mostra, ainda, que as principais atividades formais, cadastradas na Junta Comercial com MEIs ou MEs, são cabeleireiros, manicure e pedicure (7,8%), vestuário e acessórios (6,1%) e atividades de publicidade (4,2%).

Incentivo ao empreendedor

Esta é a última semana para os municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes submeterem propostas ao projeto Iconicidades, iniciativa do governo do Estado que visa tornar as cidades gaúchas mais empreendedoras, inovadoras e criativas e estimular a retomada e a revitalização de espaços arquitetônicos simbólicos para estabelecimento desses novos negócios.

Até a próxima quinta-feira (22), as cidades podem inscrever arquiteturas consideradas simbólicas — ou com potencial para isso — nas quais possam criar projetos para estimular a inovação e a economia baseadas no capital intelectual, contribuindo para criar ecossistemas criativos e que estimulem novos empreendimentos.

As candidaturas serão avaliadas por uma comissão técnica que poderá contar com representantes de organizações da sociedade e entidades. Cada município terá oportunidade de inscrever quantos espaços quiser, por meio do formulário disponível no site iconicidades.rs.gov.br.

Os critérios que nortearão a comissão são engajamento e interesse do gestor local, existência de iniciativa prévia que se adapte ao projeto, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e a complexidade do projeto.

Apoio financeiro

As cinco propostas de locais mais bem avaliadas contarão com apoio do Estado para a elaboração dos projetos conceitual, executivo e de viabilidade, por meio de um concurso público nacional voltado a arquitetos.

As melhores ideias para cada espaço serão premiadas com valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, além de contrato para desenvolvimento do projeto executivo para o primeiro colocado. Em contrapartida, os municípios assumirão o compromisso de executar as intervenções previstas e, posteriormente, coordenar localmente a iniciativa.

O Iconicidades foi lançado no dia 21 de junho e faz parte do Avançar, programa transversal que envolve as iniciativas com as quais o governo do Rio Grande do Sul pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população.

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem