Porto Alegre amplia Operação Inverno para atender população durante frente fria

Diante da previsão de avanço da frente fria em Porto Alegre, a prefeitura de Porto Alegre montou um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital. A força-tarefa entre as secretarias está ampliando a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário de 100 novas vagas no Gigantinho a partir desta terça-feira (27). A mobilização tem a parceria do Exército, do Sport Club Internacional, Aclame (Associação da Classe Média) e de uma rede de apoiadores da sociedade civil que irá viabilizar refeições.

O Gigantinho está sendo estruturado com camas, kits de higiene  e uma grade de fornecimento de refeições por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital. Além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. As pessoas acolhidas terão acesso a agasalhos arrecadados na campanha do POA que Doa.

As equipes da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante as madrugadas.

Conforme previsão do Inmet e Somar, nesta semana uma frente fria avança no Estado. Para esta segunda e terça-feira há previsão de chuva, com queda da temperatura a partir de quarta-feira. Há indicativo de frio intenso, com mínimas podendo chegar a 2°C.

Como vai funcionar o plano emergencial para frente fria:

Acolhimento no Gigantinho

– 100 novas vagas
– Camas cedidas pelo Exército
– Kits de higiene doados pela Aclame (Associação da Classe Média: lençol, toalha, sabonete, escova e pasta de dentes e pente)
– Três refeições diárias: mobilização dos movimentos e grupos de voluntariado, com grade organizada de entregas de quentinhas
– Teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19 para toda a população de rua que ingressar
– Vacinação das pessoas que não estiverem imunizadas
– A Unimed disponibilizou uma ambulância que ficará à disposição para atendimento no Gigantinho, nas noites de acolhimento, das 19h às 7h.

Demais vagas disponíveis

– 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada.

Reforço no atendimento

– Extensão do horário de abordagem: 12 equipes do Ação Rua até as 21h, por 4 dias (mais de 120 profissionais envolvidos)
– Busca ativa das 21h às 2h, com 4 equipes circulando em veículos
– Toda a madrugada: 3 equipes motorizadas dos albergues, no atendimento por acionamento da Guarda Municipal, EPTC e pelo 156 – opção 7
– Equipes do Samu em contato direto com a ronda noturna para atendimentos necessários.

Estrutura atual

– 1.822 vagas: abrigos, repúblicas, casas lares, residencial inclusivo e instituição de longa permanência
– 3 Centros POP de Atendimento diário à população de rua (atendimento, plano de restauração, alimentação, banho, assistência e oficinas)
– 4 restaurantes populares: 1.100 refeições por dia
– 12 equipes de abordagem social (Ação Rua)
– 125 trabalhadores em todos os territórios da cidade diariamente.

Como ajudar

As doações podem ser feitas através do Movimento “Poa que Doa”, programa social que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta das doações.

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem