Partido Liberal expulsa candidato a vereador em SC conhecido por suástica nazista na piscina

O Partido Liberal (PL) encaminhou, nesta sexta-feira, 9, a expulsão do candidato a vereador na cidade de Pomerode, no interior de Santa Catarina, Wandercy Antonio Pugliesi, que ficou conhecido por ter uma piscina com a imagem de uma suástica nazista em casa. Em nota, o PL disse que “desconhecia a filiação do candidato, conduzida diretamente pelo órgão de direção municipal”. “Por não compactuar ideologicamente com o filiado, o PL encaminhou o desligamento do mesmo. O partido reforça sua firme posição contra todo tipo de apologia à discriminação, seja racial, religiosa ou social”, afirmou a legenda.

Conhecido como Professor Wander, ele lecionava história em escolas e cursinhos pré-universitários em Blumenau. Em 2014, virou assunto nacional quando um policial civil flagrou, durante um passeio de helicóptero, uma suástica nazista na piscina particular de sua casa. Na época, o professor não foi enquadrado, pois não fez qualquer tipo de apologia pública ao nazismo, o que configura crime segundo a Lei 7.716/89. Em 1994, a polícia apreendeu materiais seus relacionados ao nazismo, como livros, revistas, fotografias, gravuras do exército alemão, objetos com a suástica e uma camiseta estampada com a imagem de Adolf Hitler.

Nas redes sociais, Wander apoia o presidente Jair Bolsonaro, e faz críticas ao comunismo, ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao Democratas (DEM), partido do atual prefeito de Pomerode, Ércio Kriek. O nome de Pugliesi ainda constava no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h desta sexta-feira, 9, mas a candidatura aparece como “aguardando julgamento”. O candidato declarou um total de R$ 451 mil em bens.

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem