Opcional, cadastro no PIX começa nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 05, começa oficialmente o cadastro de informações de clientes interessados em usar o PIX, o novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras. Os grandes bancos e algumas instituições financeiras já  saíram na frente divulgando o serviço e abrindo um pré-cadastramento.

O procedimento será feito através de um apelido que será usado pelo cliente para identificar sua conta no sistema. Com isto será possível realizar transações a qualquer hora, em até 10 segundos. A expectativa do mercado é que seja o substituto das TEDs e DOCs por ser gratuito e estar disponível sete dias por semana, em todos os dias do ano. A quantia cairá instantaneamente na conta referida.

A gerente de Inovação e Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Carolina Sansão indica que o modelo levará mais comodidade aos usuários. O serviço será ativado no dia 16 de novembro em todo o país, mas a partir do dia 3 do mesmo mês o PIX começará a ser disponibilizado a alguns clientes selecionados para uma fase de testes. O meio de pagamento servirá para aqueles quem tem conta em banco, mas instituições financeiras e fintechs também poderão ofertar a modalidade aos seus clientes. Bastará ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital.

Os interessados poderão criar uma chave de identificação a fim de facilitar as operações tornando o processo mais ágil, sem a necessidade de informações do destinatário como número de agência, conta e CPF. Com o cadastro, bastará informar a chave PIX que os dados do de quem vai receber o valores aparecerão automaticamente. As transações poderão ser feitas ainda por meio de QR Code. A Febraban afirma que o sistema é seguro e permite maior rastreabilidade.

*Com informações do repórter Daniel Lian 

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem