Sintomas, tratamento e prevenção da prostatite: aumento na glândula prostática

A prostatite é uma inflamação na próstata, glândula responsável por produzir um líquido alcalino importante no sêmen, pois contém sais e nutrientes, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Em condições normais a próstata tem o tamanho de uma noz, na prostatite a glândula é aumentada, dificultando a passagem da urina e trazendo empecilhos à vida do homem.

A próstata está localizada abaixo da bexiga e o surgimento da inflamação provoca dores e desconfortos na região pélvica, bem como dor na musculatura pélvica, dificuldade para urinar e alguns sintomas semelhantes à gripe. Há dois tipos principais: a prostatite aguda e a crônica, a primeira é ocasionada por uma infecção e a segunda de ordem natural, ocasionada pela idade. Homens com mais de 50 anos possuem maiores chances de adquirir tendo em vista o aumento natural da próstata com o passar dos anos.

O aumento natural da próstata é chamado de hiperplasia prostática benigna – HPB, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Corresponde à anatomia e mudança hormonal no homem, aumento já esperado, porém há causas oriundas de fatores externos, entre as principais se encontram a prática de sexo anal e relações sexuais desprotegidas, bem como uma disfunção em algum estágio do sistema urinário e a baixa ingestão de água.

O tratamento geralmente inclui o uso de antibióticos, sendo este o processo mais comum para a terapia. Medicamentos anti-inflamatórios são indicados, assim como os bloqueadores alfa que visam aliviar o desconforto na hora de urinar, pois relaxam a região da bexiga e da próstata. Não é indicado praticar atividades que, ao realizar, exerce pressão sobre a próstata, como hipismo e andar de bicicleta.

Há dicas para a prevenção dessa disfunção, como por exemplo, manter uma dieta balanceada e saudável, fazer o uso de preservativos durante a relação sexual, ter uma boa ingestão de água, possuir bons hábitos higiênicos e fazer, de forma regular, a manutenção de exames clínicos. As orientações não só apenas para prevenir uma possível infecção, mas para levar a vida de forma saudável no geral, afirma o Dr, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here