Saiba como surgiu o rodízio de carros em São Paulo

Fernando Siqueira Carvalho, grande apreciador do ramo automobilístico, diz que o rodízio de veículos ou Operação Horário de Pico, como é chamado pela CET – a Companhia de Engenharia de Tráfego, é uma medida utilizada para estabelecer proibições à circulação de diversos tipos de veículos, em certo tempo ou lugar, e é utilizada principalmente dentro de zonas urbanas ou em situações de emergência.

Foi por esse motivo que em 1997 a capital implementou o rodízio com a intenção de diminuir a emissão de gases poluentes, principalmente em tempos mais secos, e dar maior movimento entre os veículos, reduzindo congestionamentos nas principais vias da cidade, nos horários de maior movimento. Na época, a frota era de 4,7 milhões de veículos. Em 18 anos, ela quase dobrou. Hoje, são mais de 8 milhões. E, ao mesmo tempo, circulam nas ruas de São Paulo, em média, 3,5 milhões de veículos.

Fernando Siqueira Carvalho conta que com essa crescente incontrolável, o rodízio perdeu a fluidez do começo. Então, a prefeitura passou a estender a circulação de caminhões dentro do mini-anel viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros e outras principais rodovias. Ou seja, hoje, a restrição de circulação atinge desde veículos particulares àqueles que executam funções essenciais, como transporte urbano e escolar, atendimento médico, transporte de produtos perecíveis e de pessoas portadoras de deficiência física.

Atualmente, o rodízio não se aplica à toda cidade, sendo limitado a uma região denominada Centro Expandido, uma área que abrange o entorno do centro histórico e é delimitada pelo chamado minianel viário, composto pelas Marginais e outras avenidas, das das 07:00 às 10:00 e das 17:00 às 20:00, de acordo com o final da placa.

Fernando Siqueira Carvalho diz que o rodízio de carros não inclui os fins de semana e, em determinadas ocasiões, como fim de ano e férias de verão, pode ser suspenso. Atualmente a penalização para os motoristas que circularem em dia e local proibidos, é uma notificação de infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa.

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here