Quais são as lesões mais comuns para a prática de off road em motos?

Marcio Alario Esteves é empresário e apaixonado pelo mundo de esportes radicais, praticante de modalidades específicas do off-road, em especial off-road para motos, uma de suas paixões. Dessa forma, o empresário dá dicas incríveis de como se proteger no esporte para aproveitar ao máximo o hobby. Confira as lesões mais comuns nessa prática e previna-se.

O motociclismo off-road é uma modalidade que vem sendo cada vez mais difundida e comentada, o esporte é repleto de fortes emoções e desperta a sensação de liberdade e o hormônio adrenalina. Contudo, é importantíssimo que se tenha cautela para realizar essa prática, uma vez que demanda velocidade em curvas e estradas sinuosas.

“Antes de tudo, vale ressaltar a importância de utilizar equipamentos de proteção, como capacetes, coletes, luvas e joelheiras”, fala Marcio Alario Esteves. A cautela e o cuidado, nesse quesito, é primordial, pois previne acidentes e resguarda o piloto. Por isso, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar.

Continuamente, tombos e deslizes podem ocorrer com frequência nesse esporte, uma vez que é repleto de obstáculos, dessa forma, fica evidente a importância de se utilizar equipamentos de proteção individual.

Marcio Alario Esteves diz que as lesões mais recorrentes ocorrem no joelho, pois é um ponto de impacto muito forte, e que as articulações sofrem, uma vez que os obstáculos exigem essa demanda. Nesse sentido, para transpor esses mesmos obstáculos, o tornozelo também pode acabar sendo lesionado. Portanto, além de proteção, é preciso um treino adequado para evitar possíveis acidentes.

As partes do corpo que são protegidas por equipamentos como capacete e outros equipamentos de proteção, como luvas e joelheiras, não têm tanta incidência de problemas, como a cabeça que é protegida pelo capacete e o tórax que é protegido pelo colete.

Em situações que ocorrem quedas, os ombros também sofrem grande impacto, por isso, acabam se lesionando mais frequentemente. Um ponto importante nesse quesito são exercícios de fortalecimento e treinos específicos para saber lidar em situações de adversidades, conclui Marcio Alario Esteves.

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here