Como conservar um vinho que já foi aberto?

Vinhos são bebidas excelentes em qualquer ocasião, afirma Marco Antonio Carbonari, desde jantares especiais até uma sexta à noite com os amigos mais próximos. Porém, para somente uma pessoa consumir, uma garrafa é uma quantidade grande, dessa forma, faz-se necessário guardar o vinho novamente e para isso, deve-se armazená-lo da maneira apropriada para que não haja a perda do vinho ou a qualidade dele.

Existem inúmeros acessórios que auxiliam na conservação do vinho e garantem uma longevidade da qualidade da bebida, para que assim, se possa aproveitar ao máximo os sabores e aromas do amado vinho. Além de inúmeros tipos de rolhas, existem, por exemplo, utensílios que vedam a garrafa de uma forma excelente, bem como acessórios que retiram o oxigênio da garrafa para conservar por mais tempo.

Esses dois utensílios mencionados são a tampa rolha para vinho e o vacu vin, respectivamente. A tampa garante uma vedação melhor que se for usado a rolha da própria garrafa, pois tampa e protege completamente a garrafa do lado externo, além disso o vacu vin é uma espécie de bomba a vácuo, reiterando todo o ar de dentro da garrafa, proporcionando maior conservação para o vinho. São ótimos utensílios para se ter em casa e, para um apreciador de vinhos, serão sempre usados, ressalta Marco Antonio Carbonari.

Além disso, mantenha o vinho em um local seco, limpo, arejado, sem o contato com a incidência solar e na posição vertical, dessa forma, com essa posição, reduzirá ainda mais o contato com o oxigênio se colocado na posição horizontal, por exemplo. Há métodos mais específicos como adicionar argônio para “barrar/impedir” a oxigenação do vinho, porém são mais complicados, então, esses são os métodos mais simples para uma boa conservação de vinhos.

Vale ressaltar que após aberto o vinho, é preferível consumir o quanto antes, avulta Marco Antonio Carbonari. Um vinho possui inúmeras propriedades e por ser uma bebida delicada, facilmente ocorrem mudanças em suas propriedades, por isso, deve-se ter zelo e cuidado ao manipular uma garrafa de vinho.

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here