Negociação com estados dificulta reforma tributária, diz secretário da Receita

O secretário Especial da Receita Federal, José Tostes Neto, disse que o governo ainda não conseguiu avançar em algumas discussões com estados e municípios em torno da reforma tributária. Em audiência pública na comissão mista do Congresso que trata do tema, ele relatou que vem fazendo seguidas reuniões com secretários estaduais e municipais. Em parte dos temas houve avanço, como no contencioso administrativo e judicial. Por outro lado, não progrediu o debate sobre a inclusão de dois fundos bilionários de compensação para os estados e municípios. É uma demanda dos entes subnacionais que encontra resistências no governo.

O secretário José Tostes Neto cita ainda que há outras questões pendentes sobre o tema. Segundo ele, o único consenso por parte do governo está nos impostos sobre o consumo. Outros temas só vão ser deliberados quando a segunda parte da reforma tributária for enviada ao Congresso, como afirma José Tostes Neto.

Na mesma audiência, o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), disse que após décadas de discussão, é ainda mais urgente a aprovação da proposta. O governo ainda não tem previsão de quando deve enviar ao Congresso as próximas fases da reforma tributária. Além de mudanças nas regras do Imposto de Renda e das deduções, o governo segue com dificuldades para convencer parlamentares a aderir à ideia de se criar um novo imposto sobre transações financeiras, análogo à antiga CPMF.

*Com informações do repórter Levy Guimarães 

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem