Mercado reduz projeção de queda da economia e estima recuo de 5,02% para o PIB 2020

Em mais uma semana, os economistas mantiveram suas projeções otimistas para o Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro em 2020. A nova estimativa para o índice, que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, passou de queda de 5,04% para recuo de 5,02%, segundo relatório Relatório de Mercado Focus do Banco Central (BC). Há quatro semanas, a previsão para o índice era de declínio de 5,31%. Por mais uma semana, os economistas mantiveram a estimativa em alta de 3,50% para o índice em 2021, mesma previsão de quatro semanas atrás. O documento divulgado nesta segunda-feira, 05, apresenta ainda as projeções para 2022 e 2023, que mantém a mesma previsão de quatro semanas atrás, com estimativa de alta de 2,50%.

O Relatório Focus também apresenta as estimativas para a inflação. O documento traz a projeção atualizada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de alta 2,05% da última semana para 2,12% nesta segunda. Há quatro semanas a estimativa era de 1,78% para o índice. Para o próximo ano, a projeção da inflação é de 3,0% frente ao 3,01% da projeção anterior. No caso de 2022 e 2023, os economistas não alteraram as estimativas, mantendo projeção alta de 3,50% e 3,25%, respectivamente.

A estimativa para a inflação em 2020 segue abaixo do piso da meta que deve ser seguida pelo Banco Central. Definida pelo Conselho Monetário Nacional, a meta para o índice neste ano é de 4%, com intervalo de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Ou seja, a taxa da inflação deveria se manter entre 2,5% e 5,5%. Para 2021, 2022 e 2023, o intervalo também segue o mesmo, e as metas são 3,75%, 3,50% e 3,25% por ano, respectivamente.

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem