Ipea revisa queda do PIB de 6% para 5% em 2020

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) melhorou a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020. Em relatório divulgado nesta quinta-feira, 1º, o órgão revisou a queda de 6% para 5%. A expectativa para o crescimento ficou em 3,4%, muito impulsionada pelos bons resultados no último trimestre, explica o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo Souza Jr. “Essa revisão foi feita em função de indicadores que vem surpreendendo positivamente no terceiro trimestre. O setor varejista deve recuperar o nível superior de vendas em relação ao mês de fevereiro, que é considerado o pré-crise.”

Porém, o Instituto alerta que as medidas emergenciais do governo federal contra os efeitos da pandemia provocará grande aumento da dívida pública. Os economistas afirmam que o país deve reforçar o compromisso com o equilíbrio fiscal para uma retomada sustentável. Ainda de acordo com o relatório, os gastos da União em ações relacionadas à Covid-19 em 2020 estão estimados em cerca de R$ 590 bilhões. E o controle da disseminação da doença é particularmente importante para o setor de serviços, que vem apresentando resultados inferiores, devido às restrições de movimento.

O Ipea também revisou, para cima, a inflação geral para 2002: de 1,8% para 2,3%. O diretor de Macroeconomia explica que alta vem muito em função dos preços dos alimentos nos domicílios. “Houve uma variação cambial muito forte neste ano, e a demanda continua muito aquecida tanto no Brasil quanto no mundo, sso resultou na elevação da inflação. Porém ainda muito abaixo ainda da meta do Banco Central, então uma situação bastante confortável em relação a inflação”, explica. Para 2021, a taxa de inflação estimada pelo Instituto é de 3,3%.

*Com informações do repórter Vinicius Nunes

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem