Homenagem a ator morto em 2018, governo do RS lança Prêmio Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado


Publicação no Diário Oficial instituiu outras premiações no evento. Festival de Cinema de Gramado ocorre entre 13 e 21 de agosto. Apresentador Leonardo Machado pediu foto com a atriz Cecilia Roth em 2016
Edison Vara/Pressphoto
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta segunda-feira (26), novos prêmios que serão entregues no Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 13 e 21 de agosto. Entre as distinções, será oferecido o Prêmio Leonardo Machado, ator vítima de um câncer em 2018, aos 42 anos.
O troféu irá premiar um ator, atriz ou técnico do audiovisual gaúcho, tendo como critério o histórico de realizações e contribuições ao desenvolvimento do audiovisual do estado.
Veja indicados ao Festival de Cinema de Gramado
Por mais de 10 anos, Machado foi um dos apresentadores do Festival de Cinema de Gramado, conquistando o Kikito de Melhor Ator em 2009, pelo filme “Em Teu Nome”.
Morre em Porto Alegre o ator Leonardo Machado, que lutava contra um câncer no fígado
Além de produções especiais da RBS TV, Leonardo participou de três minisséries e de quatro novelas da TV Globo. Um de seus últimos trabalhos foi interpretando o ex-governador do RS Leonel Brizola no longa “Legalidade” (2019), de Zeca Brito.
“Eu pude mostrar para ele o filme (…) e tenho certeza que ele ficou muito satisfeito”, disse o diretor na época da morte do ator.
Outros prêmios
Além do Prêmio Leonardo Machado, o governo anunciou outros dois reconhecimentos. O Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos vai contemplar nove categorias: Longa-Metragem, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Ator, Atriz, Montagem, Direção de Fotografia, Desenho de Som e Trilha Musical.
Já o Prêmio Novas Façanhas será concedido a três profissionais ou iniciativas do audiovisual gaúcho, tendo como critério de escolha a sua contribuição à inovação no audiovisual no estado.
Na avaliação do governador Eduardo Leite (PSDB), o estado “reafirma seu papel no desenvolvimento e no fomento do audiovisual gaúcho, ao mesmo tempo em que reforça o protagonismo do Festival de Gramado na escrita dessa história”.
Os prêmios são uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), em parceria com a GramadoTur.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem