Ginásio Gigantinho vai abrigar população em situação de rua durante dias de frio intenso em Porto Alegre


Equipes farão a busca e abordagem das pessoas que necessitem de abrigo a partir dessa terça (27), quando temperaturas devem cair no estado. Outras cidades também preparam atendimento. Ginásio Gigantinho vai abrigar população em situação de rua durante frio intenso
O ginásio Gigantinho, junto ao Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, será aberto mais uma vez para receber a população em situação de rua durante os dias de frio intenso que se aproximam, nesta semana. Segundo a prefeitura, a partir de terça-feira (27), 100 vagas estarão disponíveis.
A onda de frio prevista para essa semana deve trazer neve e sensação térmica baixíssima para todo o estado.
A iniciativa repete a ação do Sport Club Internacional em julho de 2019, quando 300 vagas foram disponibilizadas no ginásio.
Devido frio intenso, Gigantinho volta a acolher pessoas em situação de rua em Porto Alegre
Campanha do Agasalho: veja como participar
Iniciativa arrecada donativos em Porto Alegre; confira locais
Governo do RS faz arrecadação de comida, roupas e cobertores
Camas foram montadas no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre
Giulian Serafim/PMPA
O local terá camas cedidas pelo Exército, kits de higiene doados pela Associação da Classe Média (Aclame) e uma grade de fornecimento de refeições por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital.
Relembre como foi a ação que abrigou moradores em situação de rua há dois anos
Todos os acolhidos serão testados para a Covid com teste antígeno, e os que não tiverem recebido vacina, serão imunizados.
Outras 140 vagas estão disponíveis nas redes própria e conveniada de acolhimento. Agasalhos arrecadados na campanha Poa que Doa serão doados aos abrigados.
Ginásio Gigantinho foi preparado para receber moradores em situação de rua
Giulian Serafim/PMPA
As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante as madrugadas.
A prefeitura ainda recolhe doações na campanha Poa que Doa, organizado pelo gabinete da Primeira-Dama. São 17 pontos de coleta e drive-thrus. Os endereços podem ser conferidos no site da prefeitura.
Camas montadas no Ginásio Gigantinho, do Sport Club Internacional
Giulian Serafim/PMPA
Ações na Região Metropolitana
Em Esteio, as abordagens serão intensificadas para acolhimento no abrigo do bairro Santo Inácio. Canoas repete a iniciativa de abrir o Centro Olímpico Municipal, com 100 vagas, e terá distribuição de cobertores e comida. A cidade conta com mais 50 vagas em um albergue.
Sapucaia do Sul também abrirá o ginásio da cidade, João Freitas Filho. Os abrigados terão acesso a banho, alimentação, agasalhos e poderão levar seus animais de estimação.
Em Gravataí, a Casa do Bem recebeu reforço de camas e colchões, e aumentou a capacidade de acolhimento. O município pede que a população doe cobertores, e a entrega pode ser feita nos prédios da prefeitura e no comércio da cidade.
Já em Novo Hamburgo, mais 17 vagas foram incluídas na rede de acolhimento, totalizando 75 a partir de terça (27).
Na estrutura montada na Fenac, a Secretaria de Desenvolvimento Social do município destaca que é possível que as pessoas levem seus pets, onde existe um espaço específico para eles.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem