Gigantinho abriga 102 pessoas no primeiro dia de acolhimento durante os dias de frio intenso em Porto Alegre


Ginásio deve ficar aberto até sábado (31), período em que as temperaturas seguem baixas. Entre os abrigados, estavam idosos e uma mulher grávida. População em situação de rua passou a noite no ginásio, onde recebeu alimentação, kits de higiene e teste para Covid
Cesar Lopes/PMPA
A primeira noite de acolhimento da população em situação de rua no Gigantinho recebeu 102 pessoas, segundo a Prefeitura de Porto Alegre. O ginásio foi aberto na noite de terça-feira (28), para abrigar quem precisa durante os dias de frio intenso previsto para o estado. A iniciativa deve ir até sábado (31).
Madrugada tem temperaturas negativas em cidades do RS
Foram 97 homens e cinco mulheres que passaram a noite no local, que fica ao lado do Estádio Beira-Rio e também pertence ao Sport Club Internacional. Uma das mulheres é uma gestante, que será encaminhada para exames de pré-natal e deve retornar ao ginásio, acompanhada do marido.
Nos albergues e abrigos da rede da prefeitura, foram acolhidas 196 pessoas. Nas pousadas conveniadas, foram 187. Mais 50 vagas serão disponibilizadas em igrejas a partir de quarta (28), diz a prefeitura. Confira abaixo.
A abertura do Gigantinho repete a ação realizada em 2019, quando, por iniciativa do time de futebol, uma estrutura foi montada para receber a população de rua durante os dias mais frios daquele ano.
Animais de estimação também são abrigados no ginásio
Cesar Lopes/PMPA
O Exército cedeu camas e a Associação da Classe Média (Aclame) disponibilizou kits de higiene. Grupos de voluntários forneceram refeições. Os abrigados foram testados para a Covid, e aqueles que não tinham sido vacinados, receberam a dose do imunizante.
Agasalhos arrecadados na campanha Poa que Doa foram distribuídos aos presentes. As coletas acontecem em vários pontos da cidade (a lista pode ser conferida no site) e também podem ser levados até o Gigantinho. Os animais de estimação dos acolhidos também podem passar a noite no local.
A partir da tarde desta quarta-feira (28), a unidade do Sine Municipal estará com uma equipe técnica fazendo cadastro e orientando candidatos à reinserção no mercado de trabalho.
Ginásio deve seguir aberto até sábado (31) para acolher a população de rua durante os dias de frio intenso
Alex Rocha/PMPA
Acolhimento nas paróquias
No bairro Restinga, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Centro Social Padre Pedro Leonardi abriu vagas para acolher pessoas encaminhadas pela abordagem social da região, que é feita pela Amurt-Amurtel, parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
A Mitra Diocesana, por meio do Mensageiro da Caridade/Cáritas, também adere à força-tarefa com a disponibilização de seis paróquias para acolhimento noturno de pessoas em situação de rua, também encaminhadas pela equipe de abordagem social.
Durante o dia serão organizados lugares nas paróquias Dores, Catedral, Santo Antônio do Partenon, Santa Ana, São Carlos e Santa Teresinha. A prefeitura dará o suporte com colchões e cobertores que forem necessários.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem