Em Brasília, prefeito de Porto Alegre pede solução definitiva ao reassentamento de famílias da Ilha do Pavão

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, se reuniu na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília, com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni.

Durante o encontro, Melo reforçou o pedido para uma solução definitiva ao reassentamento das famílias da Ilha do Pavão e encaminhou demandas da prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, no trâmite de contratos de financiamentos. O procurador-Geral da União, Vinicius Torquetti Domingos Rocha, o vice-presidente de Negócios de Varejo da Caixa, Celso Leonardo Barbosa, e secretários municipais também participaram da reunião.

O problema habitacional das 41 famílias começou em 2017, quando elas ficaram desabrigadas após terem suas casas incendiadas por criminosos. Desde então, segundo Melo, a prefeitura está prestando auxílio na forma de pagamentos mensais para os aluguéis. No entanto, a solução definitiva se dará com os bônus-moradia para que cada família compre a sua casa. Estado e União foram condenados pela Justiça Federal a fazerem esse pagamento.

“O nosso desejo é que haja um acordo judicial para que o desfecho não leve mais anos em recursos. As famílias são vulneráveis e precisam ter dignidade nas moradias”, disse o prefeito, que já informou que o município aceita pagar parte desse valor, mesmo sem estar condenado, a fim de solucionar o caso de maneira mais rápida.

Sobre as tratativas com a Caixa, a prefeitura tem 11 contratos com a instituição financeira para investimentos em obras de infraestrutura e habitação. Entre eles, o prefeito solicitou a retomada da reforma do edifício do Cine Imperial, que teve as obras paradas em setembro de 2017. As melhorias, firmadas em 2004, são contrapartida à instalação do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, nos primeiros andares do prédio.

Melo formalizou ainda pedido de providências com relação a contratos de projetos de regularização fundiária que estão tramitando e a prorrogação de contratos de obras de drenagem.

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem