Eleição dos conselhos escolares começa nesta segunda-feira em Porto Alegre

Começam nesta segunda-feira (09) as eleições dos conselhos escolares da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O cronograma do processo eleitoral foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Fórum dos Conselhos Escolares.

A votação será realizada em todas as escolas municipais de ensino infantil e fundamental da rede até a sexta-feira (13), respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A eleição dos conselhos escolares na Capital acontece desde 1993 e envolve toda a comunidade: pais e responsáveis por alunos, membros do magistério e demais servidores públicos em efetivo exercício na unidade escolar. O mandato da nova gestão, constituída por alunos, pais, professores, funcionários e o diretor que é membro nato será de 2021 a 2023, com posse 15 dias após a eleição.

Visando ao exercício da gestão democrática, os conselhos escolares têm funções consultiva, deliberativa e fiscalizadora, constituindo-se no órgão máximo ao nível da escola. As atribuições são administrativas, financeiras e pedagógicas, resguardando os princípios constitucionais, as normas e diretrizes dos Conselhos Federal, Estadual e Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem