Conheça a história da Honda

Fernando Siqueira Carvalho é louco por carros, um de seus preferidos é da marca Honda. Por isso, ele nos conta hoje essa história que começa na cidade de Hamamatsu, no Japão, em 1946, quando Soichiro Honda funda a Honda Technical Research Institute. A crença no poder dos sonhos, traduzida no slogan mundial da marca Honda – The Power of Dreams – é um dos principais legados deixados pelo criador da empresa. Este homem à frente de seu tempo desenvolveu novos conceitos de mobilidade para proporcionar experiências diferenciadas e seguras às pessoas.

Dois anos depois, Soichiro fundou a Honda Motor Co. Ltda, e em agosto de 1949 era fabricado o primeiro protótipo de motoneta da Honda, o modelo Dream D. de 98 cc com motor de dois tempos. A moto não demorou para ser vendida, até que chegou no patamar de 130 unidades por dia, provocando o sucesso da empresa por apostar logo de cara neste tipo de veículo. No ano seguinte a empresa lançou a F-Type, uma motocicleta de 50cc, que em menos de um ano alcançava a marca de 6.500 unidades vendidas por mês.

Para atender à demanda crescente de clientes em todo o mundo, a empresa cruzou a fronteira para inaugurar, em 1959, sua primeira unidade no exterior: a American Honda Motor Co., nos EUA, onde popularizou o uso da motocicleta. Foi ainda neste ano que a marca ingressou no segmento automobilístico com o lançamento do carro esporte S500 (primeiro automóvel esporte do Japão) e do caminhão leve T360. Fernando Siqueira Carvalho conta que em 1972, a história da indústria automobilística se transformou com o lançamento do Honda Civic, que se tornou sucesso de vendas.

A história da empresa no Brasil teve início na década de 70, quando não existia praticamente mercado para motocicletas no País. Com a fundação da Honda Motor do Brasil, em 1971, cresceram a importação de motocicletas e, dois anos depois, a de produtos de força. Em 1974, a marca comprou um terreno com 700 mil metros quadrados para instalar a primeira fábrica de motos, em São Paulo. No início da década de 80, a produção nacional média anual atingiu 185 mil unidades. No ano seguinte, foi produzida a primeira motocicleta movida a álcool do mundo, na fábrica de Manaus.

Atualmente, Fernando Siqueira Carvalho diz que a marca Honda ainda segue as diretrizes do fundador, com foco na combinação responsável e eficiente de tecnologia e respeito ao meio ambiente, por meio de sua diversificada linha de produtos e visando sempre as regiões que hospedam as unidades das fábricas. Ao todo, são 474 subsidiárias e afiliadas nos quatro cantos do planeta, com 72 unidades de produção e 35 centros de Pesquisa & Desenvolvimento.

Ultimas notícias

spot_img

Veja tambem

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here