Ministro Tarcisio admite que duplicação da BR-386 pode terminar antes do prazo previsto

O Governo Federal vai fiscalizar o cumprimento rigoroso de todas as etapas das obras de duplicação da BR-386, entre Lajeado e Carazinho, afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A rodovia está sob concessão da CCR e foi o 1º contrato assinado já no Governo Jair Messias Bolsonaro, no ultimo dia 17. Segundo o ministro Tarcísio, “a expectativa é chegar até o fim de 2022 com pista duplicada até Marques de Souza, antecipando o previsto no contrato.

Tarcisio explica que o foco do presidente Jair Bolsonaro, cumprido à risca pelo ministério da Infraestrutura, é de que “não adianta bater martelo se não garantirmos a execução plena dos contratos, com a realização dos investimentos e o cumprimento do cronograma de obras”.

Dia decisivo para as privatizações no RS

O governo gaúcho tem nesta terça-feira um dia decisivo para o seu projeto de abrir caminho à privatização da Corsan, Procergs e, se for o caso, até do Banrisul. O governador Eduardo Leite acompanha pessoalmente o encaminhamento da votação em segundo turno da PEC 280/2019, que revoga os parágrafos 2° e 5° do art. 22 da Constituição do Estado, retirando a obrigatoriedade de realização de plebiscito para a venda destas três empresas. O governo obteve exatos 33 votos no primeiro turno, o mínimo necessário (dois terços) para aprovar a proposta.

Duas dúvidas para o governo

No momento, dois deputados que votaram com o governo no primeiro turno, são dúvidas: Beto Fantinel (MDB), internado sexta-feira com o agravamento dos sintomas da covid, e Any Ortiz (Cidadania), que deu à luz e encontra-se em licença-maternidade. A dificuldade do governo está na resistência existente entre membros da sua própria base.

CPI da Covid faz seu trabalho pré-eleitoral

Já existe uma certeza de que a CPI da Covid no Senado, engajada no projeto eleitoral de 2022 de muitos de seus membros, vai tentar extrair ao máximo, narrativas que desgastam o governo Jair Bolsonaro. O Barômetro do Poder, que realiza consultas sobre o ambiente político, ouviu representantes de 11 consultorias de risco político e 3 analistas independentes entre os dias 17 e 19 de maio. A maioria conclui que são fortes as chances de a CPI da Covid recomendar à Procuradoria-Geral da República o indiciamento de Bolsonaro ao final dos trabalhos.

O prefeito do Centro Histórico

Porto Alegre será a capital brasileira com a área central mais segura de todo o país, prometeu ontem o prefeito Sebastião Melo. Ele anunciou a elaboração de um arrojado plano de segurança pública específico para o chamado Centro Histórico, que poderá servir de modelo para outras cidades. E revelou que o projeto está sendo elaborado pelo Secretário do Planejamento, Cezar Schirmer, a quem Melo atribui o título de “Prefeito do Centro Histórico da capital”.

A polêmica do pedágio

Não será pacífica a ideia do governo federal em avaliar a possibilidade de prorrogar o contrato de concessão da Ecosul na BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas, via estratégica para acesso ao porto de Rio Grande pela BR-392, que inicia em Porto Xavier, passando por Santa Maria. É muito forte a campanha contra a prorrogação do contrato, que vence em 2022. Ontem, o deputado Marcos Vinicius de Almeida (PP) entrou na polêmica e sugeriu que uma licitação poderia levar ao surgimento de propostas ainda melhores que aquelas oferecidas pela Ecosul para prorrogar o contrato.

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem