Candidaturas femininas batem recorde em 2020, mas ainda são minoria

A cada 100 candidatos que estão disputando os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, 33 são mulheres. Ao todo, são 183 mil candidatas, maior número em uma eleição. Só que isso ainda está longe de corresponder à proporção geral de mulheres na sociedade. Elas são hoje 52,5% do eleitorado.

A participação feminina na política cresceu de forma significativa na última década: em 2008, eram apenas 21 mulheres a cada 100 candidaturas. Essa proporção disparou em 2009, quando os partidos passaram a ser obrigados por lei a ter, no mínimo, 30% de candidatas. Para o cientista político, Humberto Dantas, o crescimento ainda é tímido. Ele destaca que os desafios para uma maior representatividade feminina na política são enormes.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lançou, no fim de setembro, a cartilha “Mais Mulheres na Política – Eleições 2020”. O documento orienta desde o ponto de vista da organização de campanhas e da estruturação do trabalho a partir da identificação de lideranças até a legislação e a garantia em relação ao financiamento.

*Com informações da repórter Letícia Santini

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem