O Grupo de Voluntários do Bem de Carazinho junto a outros grupos, associações e o comando da gestão de crise em Carazinho em reunião nesta quarta-feira (08/05), tomaram a decisão de suspender o envio de carretas devido a previsão de fortes chuvas para as áreas já afetadas pela primeira inundação.
Como as áreas ainda estão bastante suscetíveis pela catástrofe climática o momento agora é de preservar as vidas e buscar abrigo com segurança. A arrecadação e a distribuição dos itens de suprimentos enviados irão seguir na medida do possível.
Luciana Medeiros é voluntária do Grupo do Bem de Carazinho e percorreu nos últimos dias a cidade de Cruzeiro do Sul levando suprimentos as áreas que foram devastadas e registrou o cenário de destruição jamais visto.
Em outro ponto do interior do Rio Grande do Sul, está Alexandre Ehrhardt. Ele percorreu nos últimos dias junto a outros colegas do Voluntários do Bem de Carazinho, os municípios atingidos de Arroio do Meio e Muçum para entregar as doações e suprimentos recebidos. Observe que a inundação nestas áreas atingiu uma altura gigantesca e destruiu parcialmente ou quase em sua totalidade as casas da região. O cenário é caótico.
Até quando a chuva vai continuar?
Nesta quinta (09/05), grande parte do Rio Grande do Sul terá sol e frio. Porém, ainda chove nas áreas ao norte do estado, onde está a região serrana. Na sexta (10/05), a chuva retorna generalizada e pode ser forte em grande parte do estado gaúcho com possibilidade de chuva forte entre o centro, norte, serra, vales e leste gaúcho. Em Porto Alegre, o sol aparece entre muitas nuvens e a partir da tarde a previsão é de pancadas de chuva.
A passagem de uma frente fria no fim de semana vai provocar chuva generalizada e volumosa. No sábado (11/05), o tempo fica chuvoso no oeste, Campanha, sul, centro, região das Missões e Porto Alegre e em alguns momento a chuva pode vir com mais intensidade. No noroeste, norte, nordeste e serra sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ser mais intensas entre o norte, nordeste e parte da serra gaúcha.
A massa de ar polar que vem com esta segunda frente fria deve entrar forte no Sul do Brasil, gelando os três estados e mantendo as nuvens carregadas afastadas do Rio Grande do Sul por dois ou três dias.
A segunda-feira (13/05), ainda será nublada e com chuva no Rio Grande do Sul, com risco de chuva forte em muitas áreas do estado.
Faça um bem incrível e colabore com o Grupo do Bem de Carazinho. As doações são recebidas no aeroclube de Carazinho no RS. Os itens vão desde suprimentos domésticos de limpeza, de higiene, toalhas, roupas, água potável, calçados e alimentos não perecíveis.