A tão esperada chegada do bebê compreende um processo delicado do final da gestação. À vista disso, o expert em gravidez Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior entende que é importante que as gestantes e seus companheiros saibam como é o trabalho de parto, para evitar complicações graves. Está chegando o fim da gravidez? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o trabalho de parto.
Período de gestação
De acordo com o renomado Dr. Orcione Guimarães Júnior, o período de gestação adequado compreende trinta e oito semanas, que é equivalente a nove meses – tempo necessário para o correto desenvolvimento do organismo do feto. Assim, o fim desse período é demarcado com o nascimento do bebê.
Portanto, as gestantes que estão no período da trigésima primeira semana de gravidez devem ficar atentas aos sinais do nascimento, que pode ocorrer prematuramente. Desse modo, esses sinais estão ligados ao início do trabalho de parto, podendo vir acompanhado de dores ou de secreção do líquido da bolsa.
Entendendo o que é o trabalho de parto
Logo, como aponta o célebre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o trabalho de parto consiste no período que a gestante começa a ser acometida por uma série de contrações periódicas no útero, no qual o intervalo entre uma e outra vai diminuindo conforme a chegada do bebê vai ficando mais próxima.
Ademais, esse processo também pode ser demarcado pela secreção do líquido da placenta (que envolve o bebê no útero) pelo canal vaginal, conhecido como “a bolsa estourou”. Entretanto, mesmo que o trabalho de parto seja iniciado, não significa que o bebê nascerá imediatamente, visto que esse fato pode demorar horas.
Etapas do trabalho de parto
Dessa maneira, como indica o ilustre Dr. Orcione Guimarães Júnior, quando a gestante é acometida por alguns dos sinais citados anteriormente, deve-se encaminhá-la para o hospital encarregado de realizar o trabalho de parto. Dando entrada na instituição de saúde, a mesma será situada em uma sala, na qual ela será orientada sobre os exercícios e a posição ideal para o nascimento do bebê.
Em alguns casos, além de ser anestesiada entre as vértebras de sua coluna (no espaço peridural), é preciso que a gestante receba uma medicação intravenosa para acelerar o trabalho de parto ou que a mesma seja submetida a um processo cirúrgico, denominado cesária, no qual há o corte na região do útero para a retirada do bebê.
A chegada do seu bebê está próxima? Então acompanhe as redes do Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, disponibilizadas abaixo, para saber mais sobre o trabalho de parto:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1