Que o Internacional Shopping Guarulhos praticamente disseminou o acesso às vias próximas, todos nós já sabemos, não é? Mas o caso da falta de estacionamento também afetou os próprios clientes do shopping, principalmente as pessoas com deficiência. Nesse artigo você pode ler sobre os principais incômodos que os deficientes têm em relação ao shopping.
Quando falamos sobre mobilidade, é impossível deixar as pessoas cadeirantes de fora, não é? Eles são os mais atingidos pela inflexibilidade de determinados locais, como o Internacional Shopping Guarulhos, que deveria ser um direito deles a ser frequentado. A inviabilidade da ocupação de locais como este, limita os direitos que essas pessoas têm de estar em lugares que querem e isso, sem dúvidas, não deveria acontecer.
É errado o fato de pessoas com deficiência não terem espaço para serem acolhidas em lugares como o Internacional Shopping Guarulhos e serem obrigadas a frequentar outros locais. O desafio da acessibilidade dos deficientes é imenso e contínuo, sendo uma luta diária. Antes, já existiam poucas vagas para PCD, mas com a retirada de parte do estacionamento desse shopping, essas vagas diminuíram gradativamente, dificultando ainda mais o acesso, além de precisarem ficar procurando uma vaga que tenha espaço para o indivíduo se locomover.
Não é justo que um PCD pense que um espaço público não foi projetado para que ele esteja ali, mas, infelizmente, é exatamente isso que implica a falta de vagas. Além de impedir o acesso ao local, o próprio trânsito gerado nas vias vizinhas dificulta a própria entrada do estabelecimento, isto é, o problema começa antes mesmo de entrar no “estacionamento” que restou do shopping.
No Brasil, a acessibilidade dos deficientes tem se intensificado cada vez mais. O descaso com os direitos básicos das pessoas com deficiência tem crescido cada vez mais, intensificando as limitações desses indivíduos e acentuando-as. Em uma rodovia tão acessada como a Dutra, o Internacional Shopping Guarulhos deveria tomar providências para recuperar o espaço do estacionamento para fornecer o mínimo possível de acessibilidade a essas pessoas.
Sendo assim, é imprescindível a tomada de providências que acatem as necessidades de todas as pessoas, principalmente PCD, uma vez que seus direitos são praticamente anulados quando vão a um lugar público no qual não existe acessibilidade nenhuma no estacionamento que comporte suas necessidades. O Internacional Shopping Guarulhos é responsável por essa exclusão, uma vez que não se importa com a acessibilidade e direito dos seus clientes.