De acordo com Marcelo Madureira Montroni, quando se imagina problemas de saúde ocasionados pela falta de saúde bucal (má escovação, alimentação desequilibrada e falta de uso de fio dental), gengivite, cárie, mau hálito e tártaro, além de outras questões são as que surgem na mente humana. Porém, a falta de saúde bucal afeta muito mais do que a região da boca, podendo prejudicar o corpo físico como um todo.
Marcelo Madureira Montroni comenta que a falta de higienização bucal adequada agrava a proliferação de bactérias que ocasionam lesões e infecções. Essas condições possibilitam o risco das bactérias caírem na corrente sanguínea, migrando para outras regiões do corpo e causando problemas graves de saúde.
Assim, Marcelo Madureira Montroni listou algumas doenças e problemas de saúde que podem ser ocasionadas no corpo devido a falta de saúde bucal:
Endocardite bacteriana
Quando as bactérias que colonizam a boca caem na corrente sanguínea, há o risco de chegarem ao coração e infeccionarem as válvulas e artérias cardíacas ou os tecidos que recobrem o órgão. Marcelo Madureira Montroni comenta que esse problema de saúde pode se tornar extremamente perigoso, principalmente para pacientes que já possuem problemas cardíacos, podendo levar à morte.
Parto prematuro
A elevação hormonal durante a gestação deixa as gengivas mais suscetíveis a inflamações. Assim, quando uma mulher grávida tem dificuldade de manter uma boa higienização bucal, a tendência de desenvolver doenças periodontais são maiores. Marcelo Madureira Montroni comenta que esse problema de saúde contribui para o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso. Acredita-se que as bactérias bucais estimulam as contrações uterinas e a dilatação do colo do útero, ocasionando, dessa maneira, um parto precoce.
Pneumonia e artrite reumática
Quando as bactérias chegam à corrente sanguínea, podem parar em outros órgãos do corpo, como pulmão e articulações, ocasionando pneumonia e artrite reumática. Marcelo Madureira Montroni esclarece que, como esses locais não são habituais, elas acabam por encontrar resistência natural, o que dificulta o tratamento nessas regiões.
Diabetes
Pessoas portadoras de diabetes possuem uma maior tendência ao desenvolvimento de doenças periodontais, inflamações gengivais, feridas, boca seca e perda óssea ao redor dos dentes. Marcelo Madureira Montroni comenta que, contudo, as doenças periodontais também podem agravar a diabetes nesses pacientes, criando um ciclo de alto risco e, por isso, os diabéticos devem ter um cuidado minucioso com a higiene bucal e com os índices de glicemia.
Impotência
Segundo Marcelo Madureira Montroni, homens com infecções nas gengivas possuem três vezes mais chances de terem problemas de ereção do que homens com gengivas saudáveis. Isso pode ser ocasionado por dois fatores: bactérias bucais que migram para as veias que irrigam o pênis, formando placas bacterianas e as entupindo ou pela periodontia que bloqueia as enzimas eNOS, responsáveis pelo processo de ereção.
Marcelo Madureira Montroni encerra comentando a necessidade de manter a saúde bucal como um modo de prevenir essas doenças ou agravá-las. Por isso, é fundamental manter a higiene bucal adequada, a alimentação equilibrada e as visitas ao dentista frequentes para prevenir ou tratar problemas bucais.