Marcelo Madureira Montroni, comenta que a prótese é realmente a solução de muitas pessoas que precisam e querem recuperar o sorriso depois de uma perda drástica dos dentes, principalmente por ter o preço mais acessível se comparado com o implante dentário, por exemplo. No entanto, há quem tenha dúvidas sobre qual modelo aderir: à prótese fixa ou móvel.
Isso porque, mesmo que ambos os modelos sejam eficazes e promovam bons resultados para aqueles que os utilizam, há, como tudo na vida, os prós e os contras de cada um, o que significa, segundo Marcelo Madureira Montroni, que há pessoas que se identificaram mais com um do que com o outro, e vice-versa. Dessa forma, se você quer saber as diferenças entre a prótese fixa e móvel, acompanhe este artigo!
Prótese fixa: prós e contras
Antes de tudo, Marcelo Madureira Montroni comenta que a principal diferença entre um modelo e outro está, claramente, na mobilidade. No entanto, especificamente falando, a prótese fixa possui muitas vantagens, como o fato de ser um tratamento mais barato, rápido e menos dolorido. Além disso, promove mais conforto e recuperação mais rápida para o paciente, já que pode promover a sensação de “dentes de verdade”.
Já no que cerne aos contras desse modelo, isto é, às desvantagens, Marcelo Madureira Montroni comenta que eles podem ser decisivos na hora do paciente tomar sua decisão. Isso porque, a prótese fixa não é tão segura quanto a prótese móvel, além do que, possui menor durabilidade, exige consultas periódicas ao dentista e é mais difícil de higienizar.
Prótese móvel: prós e contras
Com relação à prótese móvel, Marcelo Madureira Montroni explica que as vantagens desse modelo também não são poucas, pelo contrário, a prótese móvel ou removível, como é igualmente chamada, promove mais facilidade na hora da higienização, o processo de colocação é rápido e pode ser bastante resistente a depender do material.
No entanto, com respeito às desvantagens, isto é, os contras, pode-se dizer que ela não possui uma aparência tão boa quanto a prótese fixa, evidenciando mais facilmente que trata-se de dentes artificiais. Além disso, Marcelo Madureira Montroni explica, por fim, que esse modelo também pode quebrar ou danificar mais facilmente, uma vez que é removível e a qualquer momento pode cair ou bater em algo, por exemplo.